769
Receita de massa de Biscuit
Como falamos no post anterior, vamos disponibilizar a receita de massa de Biscuit para aqueles artesões que gostam de produzir sua própria matéria-prima. Mas antes algumas informações importantes para o preparo da massa:

– É importante que a cola seja especifica para Biscuit, ou Porcelana Fria, pois colas de outras marcas ou variações mais baratas não irão lhe proporcionar um material de qualidade. O que fará com que a consistência de sua massa não seja adequada para trabalhar o seu artesanato;

– O limão serve como conservante para a massa. Anteriormente era usado o formol, que hoje já esta comprovado que o mesmo causa danos à saúde. Hoje já foi substituído por limão ou vinagre. Vai da praticidade de cada um;

– O creme para as mãos é apenas na hora de sovar a massa. Neste caso basta apenas a medida de uma colher para untar a mesa e ajudar na hora de sovar a massa. O creme também não pode ser gorduroso ou conter silicone, pois isso faz com que a massa esfarele.

Vamos então à receita de massa de Biscuit!

 

Ingredientes:

2 xícaras de chá de Maisena(amido de milho);

2 xícaras de chá de cola para Biscuit ou cola para Porcelana Fria;

1 colher de sopa de suco de limão (ou vinagre);

2 colheres de sopa de vaselina líquida;

1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso);

Tigela de vidro (para micro-ondas);

Colher de pau;

 

Modo de preparo da receita de massa de Biscuit:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes para a massa de Biscuit, menos o creme hidratante. Mexa bem até que todo o amido esteja dissolvido e leve a massa ao micro-ondas para cozinhar. O cozimento deve ser feito por apenas 3 minutos, lembrando que a cada 1 minuto deverá retirar a tigela do micro-ondas e mexer bem para que a massa cozinhe toda por igual.

É importante observar que existem vários tipos de micro-ondas o que pode variar o tempo de cozimento da mistura da receita de massa de Biscuit. Por isso é importante observar o tempo a cada minuto, sempre que mexer a massa. Se for necessário, de acordo com a potência do seu aparelho, a massa pode ir por mais 2 minutos de cozimento.

Com a massa totalmente cozida, o creme para Biscuit deverá ser espalhado na superfície da bancada (de preferência de granito). É importante sovar a massa ainda quente, pois quanto mais bem sovada, melhor a consistência da sua massa. Mas cuidado para não queimar as mãos, antes de sovar sinta a temperatura da massa, ela tem que estar quente, mas não queimando. Se estiver muito quente, sove aos poucos e vá aos poucos se acostumando com a temperatura.

Quanto mais sovada, melhor!

Após essa etapa você vai deixar a massa secar devidamente embalada para que a água evapore e a massa não acabe endurecendo. Quando esfria, ela provavelmente via ficar um pouco suada, então você deverá secá-la com um pano de prato e embalar em um saco de plástico novo. Após isso coloque a massa em um saco plástico ou envolva em filme plástico. Qualquer um dos dois é válido, o importante é estar bem fechada para evitar bolhas de ar.

Se por acaso a sua massa ficar muito dura de modo que não consiga sová-la, não jogue fora!! Reserve em um saco plástico bem fechado e prepare outra receita de massa de Biscuit com o cozimento mais mole para sová-las juntas e assim conseguir uma boa consistência. Sempre mantenha sua massa bem embalada em saco plástico até a hora do uso para que não resseque. Uma coisa importante lembrar é que a massa também encolhe quando seca, cerca de 20 a 30%, mais um segredinho do Biscuit.

E sua massa está pronta!

Agora é só colocar a criatividade em prática e elaborar lindos trabalhos de artesanato. Não esqueça que na Beija Flor temos uma variedade de ferramentas, forminhas e materiais que auxiliam no trabalho com o Biscuit. Não deixe de conferir!