779
Como colorir massa de Biscuit
Como colorir massa de Biscuit é uma das perguntas mais recorrentes ao trabalhar com a massa de Biscuit. No início podemos ser surpreendidos com algumas situações pela falta de experiência, mas aos poucos com dicas e técnicas adequadas o trabalho desenvolve bem. Uma dela é o tingimento da massa. Algumas dicas são cruciais para um trabalho de qualidade.

Em primeiro lugar é bom escolher um bom corante ou tinta. Na loja da Beija Flor temos inúmeras opções de Como colorir massa de Biscuit, assim como Ferramentas, Fominhas de Silicone, massa pronta, dentre outros materiais. Como durante o tingimento o material estará em contato com suas mãos é muito importante escolher um com o qual você se adapte e não vão ocorrer futuros problemas alérgicos. Sempre escolha materiais adequados para este artesanato, pois eles já foram testados anteriormente e são desenvolvidos para o trabalho com Biscuit.

Primeiramente a massa deverá sempre ser tingida com uma quantidade de branco e só então adiciona a tinta na cor desejada, assim você consegue evitar que a massa fique transparente quando secar. A não ser que queira tingir de vermelho vivo, nesse caso a quantidade de branco deverá ser mínima. Assim como com a cor preta, não deverá adicionar branco ao tingir a massa de Biscuit, pois quando seca, ela não ficará transparente.

Não podemos esquecer que depois de seca a massa costuma escurecer até três tons, então para cores mais claras é importante proporcionar um tingimento mais claro inicialmente. Os tipos de pigmentos que existem no mercado para tingir a massa de Biscuit são:

Como colorir massa de Biscuit com corante de parede

Alguns artesãos utilizam esse corante para o tingimento de grandes quantidades de massa por motivos de economia. Mas não recomendamos, pois ele não foi fabricado para uso em contato com a pele. Além do que pode acabar danificando seu trabalho.

Como colorir massa de Biscuit Tinta tecido

A Tinta de tecido é mais utilizada para o tingimento, devido a sua variedade de cores e o excelente resultado após a secagem da peça. Lembrando que para tons mais escuros não é aconselhável exceder na quantidade, pois como a tinta já contém uma quantidade grande de água ela pode amolecer a sua massa de Biscuit. Lembre-se de tingir um pequeno pedaço e depois misturar com o restante da massa que você irá utilizar.

Como colorir massa de Biscuit com pacotes de massa pronta tingida de 90g

Uma outra opção para o tingimento é comprar massas de 90g coloridas e misturar partes pequenas com a massa branca ou incolor. A praticidade desse tipo de tingimento da massa de Biscuit é que você consegue um excelente resultado sem sujar muito as mãos.

Como colorir massa de Biscuit tinta acrílica ou óleo

Ambas são tintas utilizadas para a pintura em tela, mas há quem as utilize para o tingimento da massa. A tinta Acrílica costuma escurecer bem mais do que três tons dependendo da quantidade e tons mais escuros costumam manchar as mãos além de ressecar a massa de Biscuit. Se você vai trabalhar com noivinhos, tome muito cuidado! Já a tinta óleo não é muito recomendada devido ao cheiro forte e também costuma manchar as mãos.

Como colorir massa de Biscuit com corantes para Biscuit

O corante de Biscuit deve ser utilizado com mais cautela, pois não precisa de muita quantidade para obter um bom resultado. Acrescente o corante em uma parte pequena de massa e depois de tingida, misture à quantidade de massa que irá utilizar, sovando bem para que fique bem uniforme. Eles podem ser encontrados na forma líquida ou em pó.

Dicas extras:

– Não é recomendável utilizar corantes comestível, pois com o tempo a sua peça irá desbotar e assim perder toda a cor;

– Sempre ao tingir, coloque as tintas aos poucos em um pedaço de massa pequeno, misture bem até ficar homogênea e só depois acrescente à quantidade de massa que irá utilizar;

– Quando utilizar o corante em pó faça primeiro uma pequena pasta para depois começar o tingimento. Mas lembre-se de não acrescentar muita água, tem que ter a consistência de uma pasta de dente;

– Tons claros pedem um pouco de tinta branca junto com a cor desejada para que não fique muito transparente;

– Prefira realizar o tingimento na hora que for utilizar a massa, pois sobras de massa já tingidas tendem a endurecer mais rapidamente.

– As sobras de massa de Biscuit devem ser guardadas separadamente para que não contaminem umas às outras.

Agora é colocar em prática e realizar lindos trabalhos com as dicas que disponibilizamos aqui de Como colorir massa de Biscuit. E visite nossa loja online onde você encontrará uma variedade de produtos para Biscuit e outros artesanatos.